Assessoria trabalhista

Artigos de dereito

Chegou a hora! Aposentadoria

Chegou o momento de entrar com o pedido de aposentadoria. O INSS não exige a presença de um advogado para conceder a aposentadoria. Logo surge a questão: Será que devo contratar um advogado ou faço sozinho o pedido?
A resposta é simples: procure um advogado especializado!

Abaixo listaremos algumas razões para contratar um advogado:
1. Planejamento de aposentadoria

O serviço de um advogado pode lhe ser útil antes mesmo do preenchimento dos requisitos para a obtenção da aposentadoria. Através de um planejamento de aposentadoria o advogado, principalmente por meio de cálculos, poderá sanar as seguintes dúvidas:
- Qual a melhor data para requerer a aposentadoria?
- Quanto receberei de benefício?
- Posso aumentar o valor das contribuições para aumentar o valor da aposentadoria?
- Posso diminuir ou parar de contribuir para evitar pagamento em excesso?
- Quais documentos devo providenciar para garantir minha aposentadoria?


2. Analise prévia e documentação necessária
O advogado contratado irá checar se todos os requisitos foram preenchidos (idade, tempo de contribuição e carência) e qual será o valor do benefício a ser concedido antes do ingresso do pedido junto ao INSS.
Dessa forma você não corre o risco de ter uma surpresa desagradável na hora da concessão da aposentadoria, se deparando com um valor muito abaixo do esperado ou com o indeferimento por falta de algum dos requisitos.
Ademais, o advogado irá organizar toda a documentação necessária, evitando o indeferimento por falta de provas (que é o principal motivo para indeferimento dos benefícios).

4. Garantia do direito

Caso surja alguma divergência entre o valor do benefício concedido e o valor a que teria efetivamente direito, o advogado contratado constatará imediatamente a irregularidade, exigindo imediatamente a correção do erro, mesmo que para isso seja necessário o ingresso de uma ação judicial.
Já o segurado desemparado de advogado dificilmente terá condições de constatar qualquer irregularidade, acreditando que o valor do benefício está correto.